Espiritualidade

11 filmes imperdíveis sobre espiritualidade com diferentes perspectivas

Como encaramos a morte, a nossa relação com o Divino e também o nosso papel na sociedade são temas inspiradores na literatura e no cinema.

Quem não se lembra de histórias de fé que levam pessoas a superarem os grandes desafios da vida? Abaixo, uma lista de filmes, alguns deles clássicos, sobre espiritualidade, um tema que além de levar as pessoas na direção do autoconhecimento, estreita seus laços com a ciência.

[adin userter name=”video ad”]

1- O Mistério da Libélula

O Mistério da Libélula (Dragonfly) , uma produção de 2002 dirigida por Tom Shadyac, retrata os mistérios da vida e morte.

A médica Emily (Susanna Thompson) está grávida quando morre em uma missão da Cruz Vermelha. Seu marido Joe Darrow (Kevin Costner), que também é médico, não sabendo como lidar com o luto, começa a trabalhar obsessivamente para tentar esquecer a dor.

Mas mensagens e sinais “sobrenaturais” chegam até ele para que descubra algo muito especial! E com a ajuda da vizinha, interpretada por Kathy Bates, ele começa a decifrar estas mensagens.

 

2- A Profecia Celestina

Baseado no best seller de James Redfield e adaptado para o cinema em 2006 por Armand Mastroianni, o filme fala sobre o despertar espiritual.

John (Matthew Settle) é demitido da escola em que trabalha e o que poderia ser um problema, vira uma oportunidade. Uma série de sinais e sincronicidades o levam ao Peru, onde um antigo manuscrito é encontrado. E será através deste manuscrito que ele terá várias revelações.

 

3- Amor Além da Vida

Uma história emocionante sobre almas gêmeas que se encontram em diferentes planos. E sobre como o amor transcende tempo e espaço!

Chris e Annie Nielsen (Robin Williams e Annabella Sciorra) e seus dois filhos vivem felizes, até que a família é separada por trágicos acidentes. Annie não aguenta a dor da perda e se suicida. Agora Chris precisa encontrar Annie além da vida para resgatá-la e levá-la até o paraíso, que é cocriado pelas almas.

O filme foi lançado em 1998, dirigido por Vincent Ward, levou o Oscar na categoria de efeitos especiais.

 

4- O Profeta

Uma animação de 2014 baseada no best-seller homônimo escrito por Khalil Gibran em 1923.

Ele conta a história de Mustafá, um poeta que está preso por sua escrita ser considerada perigosa, pois falava de liberdade. Mas prisão nenhuma consegue roubar a liberdade da mente!

Através da arte, música e poesia o filme vai mostrando Mustafá sendo conduzido até um navio que o transportará a sua terra natal. No caminho ele ensina diversas lições. Um lindo filme sobre espiritualidade e a magia da vida!

 

5- Abençoa-me, Última – A curandeira

Bless Me, Última é um livro de Rudolfo Anaya de 1972, adaptado para o cinema em 2013 por Carl Franklin.

O longa-metragem conta a história de Última (Míriam Cólon), uma curandeira anciã, que ao lado do pequeno Antonio (Luke Ganalon), tentam  impedir a batalha no vilarejo em que moram, no Novo México. O filme  mostra a fé, a tradição das antigas curandeiras, que lutam contra o preconceito.

6- O céu é de Verdade

Uma história real, que gerou um livro e depois virou um filme dirigido por Randall Wallace em 2014.

Conta a história de Todd Burpo (Greg Kinnear) , pastor e bombeiro voluntário em uma pequena cidade do Nebraska. Ele e sua esposa Sonja enfrentam uma situação complicada quando seu filho, Colton, precisa ser operado às pressas.

A recuperação milagrosa da criança, é acompanhada de lembranças de Colton indo para o “céu”, conversando com Jesus e outras pessoas de sua família que já se foram. Todd passa a questionar tudo que pregava até então.

 

7- As leis do Sol

Uma animação japonesa de 2000, adaptada do livro do líder espiritual e fundador da Happy Science – Ryuho Okawa.

Conta a história de evolução da Terra e suas antigas civilizações. Como as almas reencarnam e se reencontram para viver e aprender em diferentes situações e lugares.

 

8- Gandhi

Uma cinebiografia de Mahatma Gandhi, dirigida por Richard Attenborough em 1983, que levou 8 Oscars, incluindo o de melhor diretor, melhor filme e melhor ator para Ben Kingsley, que interpreta Gandhi.

A produção apresenta a trajetória política deste líder espiritual dedicado ao conceito de resistência não-violenta para enfrentar o domínio britânico sobre seu país a ponto de se tornar um ícone mundial.

 

9- A Cabana

Lançado em 2017, dirigido por Stuart Hazeldine, é um filme baseado no best-seller homônimo sobre uma trágica história real , mas com grandes ensinamentos.

Mack está viajando com seus filhos durante as férias, quando sua filha desaparece. Anos após a tragédia, ele ainda está atormentado e revoltado pelo acontecido. Então recebe um chamado misterioso para retornar ao local do ocorrido, onde ele recebe importantes lições de vida e explicações.

 

10- O Abraço da Serpente

Produção colombiana de 2016, dirigida por Ciro Guerra. O filme preto e branco se baseia nos diários de Theodor Koch-Grunberg (1872-1924), explorador alemão que fez registros sobre os povos indígenas da América do Sul.

No filme, Theo (Jan Bijvoet) é um explorador alemão que procura a ajuda do xamã Karamakate (Nilbio Torres/Antonio Bolivar), o último sobrevivente conhecido da tribo dos Cohiuanos, para servir de guia no percurso do rio Amazonas em busca da yakruna (ou Chacrona, planta sagrada utilizada na Ayahuasca).

Foi indicado ao Oscar na categoria de melhor filme estrangeiro em 2016. Segundo a crítica, o filme ajuda a entender um pouco sobre a espiritualidade dos povos originários.

 

11- Ori Inu: A Procura de Si

Filme de 2015 dos irmãos nigerianos Chelsea Odufu e Emann Odufu, que traz a história de Natalia Diaz (Helen Beyene). Uma jovem em busca de reviver sua identidade e espiritualidade ao revisitar suas raízes no Candomblé.

O filme é uma oportunidade para conhecer mais sobre a espiritualidade africana e os Orixás.

Fonte: Guia da Alma

Revista Ecos da Paz

Viver em harmonia é possível quando abrimos o coração e a mente para empatia e o amor.

Share
Published by
Revista Ecos da Paz

Recent Posts

Quem você chama de herói?

Ler não é simplesmente decodificar palavras, mas também interpretá-las. Aquele que consegue ler a sua…

2 anos ago

A viagem interior de Cecília Meireles em 7 poemas

Cecília Meireles nasceu no comecinho do século 20, em 7 de novembro de 1901. Apesar…

2 anos ago

“Uma trégua para a alegria” – uma boa reflexão de Lya Luft

Realmente não temos tido bons motivos para rir e listar esses motivos não é necessário,…

2 anos ago

Reality shows não são mais os mesmos

Especialistas em comunicação afirmam que a Europa Ocidental e Estados Unidos já conheciam reality shows…

2 anos ago

O Brasil também teve Holocausto

O dicionário Priberam online define a palavra Holocausto como: [ RELIGIÃO] Sacrifício em que a…

2 anos ago

Beldroega, uma PANC no combate à Diabetes

Portulaca oleracea, mais conhecida como Beldroega. Ninguém dá nada por ela, chamam de mato, erva…

2 anos ago