Originário da China, o chá é uma bebida muito consumida, perdendo apenas para o café e a água.

Ao redor do mundo é saboreado de diferentes maneiras e no Japão ganhou até uma cerimônia, que pode durar até 4 horas com o objetivo de buscar o equilíbrio e a purificação da alma.

A bebida também tem efeitos terapêuticos. Seja com ervas frescas ou secas, tem sempre alguém com uma receita caseira na ponta da língua para os mais diversos males.

Diante da infinidade de plantas, qual escolher? Beber um chá pode ser transformado num momento de meditação. Desde a sua preparação, vá respirando calmamente, concentre-se. E depois de pronto, beba devagar, medite. Faça deste simples ato, um momentinho só seu.

As ervas não só tratam de uma questão orgânica, como também atuam sobre nossa aura.

Baseados nos conceitos da Ayurveda (medicina indiana), a MTC (Medicina Tradicional Chinesa) e a Fitoenergética, o astrólogo João Bidu e a tea blender Dani Leuthier criaram receitas para equilibrar alguns aspectos difíceis de serem trabalhados em cada signo. Contudo, se fizer um tratamento, busque um nutricionista fitoterapeuta.

Dicas para se fazer um bom chá: antes de mais nada, para o preparo de uma xícara de chá (200ml), recomenda-se 2g de ervas ou blend (mistura). Caso a erva utilizada seja fresca, pode-se utilizar de 3 a 4 gramas da mistura de ervas para 200ml de água quente.

Cuidado com a temperatura e tempo de infusão que variam de acordo com cada planta utilizada. O método de infusão consiste em colocar a erva na xícara, jogar a água quente e tampar. Depois coe para beber.

A temperatura segura para preparo sem que os ingredientes amarguem é de 80 a 85 graus, quando algumas bolhinhas já estão saindo da água, mas antes que ela ferva. O tempo também pode variar, mas um tempo seguro para evitar o amargor é de 4 a 6 minutos.

Caso você não encontre algumas destas ervas nas casas de produtos naturais, procure os erveiros nas feiras-livres da sua cidade.

tee 1252000 640 - Um tipo de chá para cada signo. Descubra o seu!
Caixa de chá: uma variedade de sabores que ajudam a combater os males do corpo e da alma. Foto: Pixabay

Áries
Arianos costumam ser pessoas vibrantes, autoconfiantes e muito corajosas, se bebessem um chá para potencializar essas qualidades, ninguém as seguraria. Para acalmar os ânimos impulsivos, recomenda-se o Chá da Prudência, com manjericão, alfazema (lavanda), bardana e gervão.

Touro
Os nativos deste signos carregam o poder da sensualidade e da conquista. Contudo são um tanto ciumentos e para tranquilizar esse aspecto, recomenda-se o Chá do Desapego, com endro, angélica (nacional), carqueja e estévia (em menor quantidade, por ser muito doce).

Gêmeos
Facilidade na comunicação e alegria são as características mais marcantes. Um pouco mais de estabilidade facilitaria sua relação com os demais signos e consigo mesma. Para isso, recomendamos o Chá do Foco, com espinheira santa, folha de pitanga, quitoco, cana-do-brejo e marmelo.

Câncer
Cancerianos são pessoas extremamente protetoras, amáveis e de uma sensibilidade notável. Para que elas aliviem um pouco seu aspecto passivo, podem beber algumas xícaras do Chá da Determinação, com erva-doce, funcho, angélica nacional, hipérico e uva-ursi.

Leão
Gostam de ser o centro das atenções mas, para que tenham um pouco menos de vaidade e orgulho, recomenda-se o Chá da Humildade, com alfazema (lavanda), coentro, alecrim, guaco e marmelo.

Virgem
Organização e perfeccionismo são as palavras de ordem, porém para que sofram um pouco menos com seu senso crítico exacerbado, podem beber xícaras do Chá da Aceitação, com marapuama, carqueja, lima, morango e endro.

Libra
Senso de justiça e postura diplomática em favor dos outros e não precisam beber um chá para que isso aconteça. Para que eles consigam diminuir sua constante indecisão, recomenda-se o Chá da Decisão, com cana-do-brejo, laranjeira, jasmim e ipê-roxo.

Escorpião
Fortes e decididas, estas pessoas possuem um poder de transformar fatos e pessoas, mas para que sejam um pouco menos intensas em suas decisões e atitudes, podem beber algumas xícaras de Chá da Suavidade, com assa-peixe, cavalinha, aipo, canela e anis estrelado.

Sagitário
Otimistas e cheias de entusiasmo. No entanto, seu excesso de franqueza pode magoar outras pessoas. Para evitar que isso aconteça, eles podem beber o Chá da Ponderação, com alfazema, manjerona, gervão, salsaparrilha e anis estrelado.

Capricórnio
A responsabilidade e a ambição fazem com que atinjam grandes feitos. Para que consigam ser um pouco menos metódicas, recomenda-se o Chá da Liberdade, com chá verde, hortelã, erva-de-bicho, alcarávia e cominho.

Aquário
Pessoas visionárias, sempre preocupadas com o mundo, mas com fama de pessoas inconstantes e teimosas. Recomenda-se o Chá da Disciplina, com chapéu de couro, hipérico, guaco e marmelo.

Peixes
Nativos sonhadores com muita emoção. Para que toda essa sensibilidade não os torne muito distantes, recomendamos o Chá da Realidade, com hibisco, catinga de mulata, barbatimão e guaraná.

Fonte: Revista Glamour

RECOMENDAMOS


COMENTÁRIOS




Revista Ecos da Paz
Viver em harmonia é possível quando abrimos o coração e a mente para empatia e o amor.