Muito além da limpeza, as vassouras tem um simbolismo ancestral, é como se representasse a bruxa que existe em cada mulher. O ato de varrer trata da higienização do ambiente, mas tem também uma forte ligação com as energias presentes no local e nas pessoas.

Inicialmente, os primeiros modelos eram confeccionados à mão, de modo totalmente caseiro onde eram utilizados galhos de árvore e arbustos para varrer o chão ou limpar as cinzas das lareiras. Depois, estas passaram a ser produzidas a partir de ramos ou cascas de milho amarradas à uma vara ou cabo de ferro – as quais tinham pouca durabilidade.

Atualmente, encontramos vassouras de diversos materiais e finalidades específicas para limpar o quintal ou o interior das casa, mas seu significado espiritual raramente é levado em consideração durante as faxinas ou mudanças.

Quando varremos, estamos colocando em ordem nosso ambiente externo e consequentemente vamos acalmando e colocando ordem também no nosso interior. Quem nunca sentiu aquela satisfação e alívio ao colocar em ordem algum cômodo ou armário da casa?

Durante uma limpeza, devemos ter o pensamento focado no que desejamos e a vassoura se torna um instrumento de poder quando a mulher que a dirige faz isso de maneira
consciente para endireitar seu coração, sua vida.

Colocar o coração em ordem significa colocá-lo em sintonia e harmonia com a vibração do amor e nunca devemos varrer nossas emoções para debaixo do tapete.

Se você estiver com raiva, varre sua raiva. Se você sentir ciúmes, varre o seu ciúme.
Se você se sentir triste, varre sua tristeza. Se você estiver ansiosa, varre a sua ansiedade.
Se você se sentir desvalorizado, varre a sua baixa auto-estima. Varra as coisas ruins da sua vida, mentalize e limpe. Sempre de dentro pra fora, comece do último ambiente até a porta da rua ou a lixeira.

Aqui vão algumas dicas de vassouras para fazer uma limpeza energética:

Erva-cidreira: para ser passada nas paredes e chão do quarto da pessoa que esteja com dificuldades para dormir.

Guiné: planta poderosa que afasta energias pesadas

Após uma boa faxina, faça uma “vassoura” com 7 ervas – alecrim, manjericão, arruda, sálvia, guiné, espada de S. Jorge e boldo – que possuem um alto poder energético de limpeza e estabilização das energias boas. “Varra” a casa com ela, passando em todos os cantos, de dentro para fora. Janelas abertas, de preferência.

Fonte: O mundo de Gaia

 

RECOMENDAMOS


COMENTÁRIOS




Revista Ecos da Paz
Viver em harmonia é possível quando abrimos o coração e a mente para empatia e o amor.