Yoga, uma prática com mais de 5000 anos de existência, originária da Índia que vem se espalhando pelo mundo ocidental desde a década de 60 e que ainda conquista mais e mais adeptos na busca do equilíbrio entre mente, corpo e espírito.

Ela é também uma filosofia de vida e tem diversas ramificações como: Hatha Yoga, Bhakti Yoga, Raja Yoga, Jnana Yoga, Karma Yoga, Tantra Yoga.

Cada uma com suas características específicas, mas todas têm em comum a meditação, a expansão da consciência e do amor universal.

Aqui no Brasil um dos grandes mestres foi o Professor Hermógenes, que se tornou um grande divulgador da Hatha-Yoga pelo país.

Esta ramificação da yoga considera o corpo como um veículo para a alma, que usa técnicas de respiração, meditação, posturas para manter o corpo saudável e desbloqueado a fim de que a energia flua.

Em tempos de muita informação, correria e ansiedade, ficar zen não é tarefa muito fácil, mas quem a pratica garante que ela se tornou uma grande aliada dos tratamentos médicos, além de ajudar a manter o foco no aqui e agora.

Descubra um pouco mais sobre a yoga e o quanto ela ajuda a desenvolver nossa espiritualidade na lista de filmes a seguir.  

Hermógenes, professor e poeta do Yoga

Dirigido por Bárbara Tavares, o filme apresenta a vida deste militar e poeta, mais conhecido como professor Hermógenes, que foi um dos precursores do Yoga no Brasil. Sua frase mais conhecida “Deus me livre de ser normal” não sai de moda. 

O documentário de 2015 mostra a influência que ele teve na vida de milhares de pessoas no Brasil e no mundo. O filme permeia sua biografia e histórias de transformação com o Yoga. 

Inclui também material inédito de seu arquivo pessoal, seu contato com líderes espirituais, viagens a Índia, Portugal e suas últimas aparições em público. O filme está disponível nas plataformas ITunes e PrimeVídeo.

 

Poder além da vida (Peaceful Warrior)

O filme é baseado no livro “O Caminho do Guerreiro Pacífico”, que conta a história do ginasta Dan Millman, interpretado por Scott Mechlowicz.

Em meio a dura rotina dos treinos a fim de conquistar medalhas olímpicas, Dan conhece um mecânico de carros ( Nick Nolte), que lhe mostra uma nova maneira de ver o mundo além do seu ego, das baladas, garotas e motos velozes, que num de seus passeios lhe causa um acidente muito grave ameaçando a sua carreira de atleta.

Durante a recuperação de Dan, o mecânico terá um papel decisivo na sua recuperação.

O longa-metragem de 2006 foi uma co-produção EUA/Alemanha dirigida por Victor Salva e está disponível no Youtube.

On Yoga: Arquitetura da paz ( On Yoga)

Sob a direção do brasileiro Heitor Dhalia, o documentário é baseado no livro homônimo do fotógrafo Michael O´Neill, cujas lentes já fotografou para grandes revistas como Rolling Stones e The New York Times.

Após uma cirurgia, Michael ficou com braço direito paralisado e foi através da meditação e da yoga que recuperou os movimentos. Fascinado com a prática, ele acompanhou por 10 anos os grandes mestres e praticantes que resultou num livro extraordinário sobre o assunto.

Entendendo a importância do trabalho do fotógrafo, Heitor Dhalia resgatou toda esta trajetória coletando depoimentos e registrando imagens impressionantes.

A produção é de 2017 e pode ser assistida no Youtube.

Bom Caminho ( A Stop to Santiago)

O personagem deste documentário é um albergue, cenário de alegria e cansaço compartilhado entre amigos e desconhecidos. Ele marca os contrastes no Caminho de Santiago.

Um local de comunhão, de ritos e rituais para enfrentar a longa jornada. Uma casa marcada pela passagem do tempo e pelos peregrinos, o albergue acaba reunindo os vestígios de ambos e constrói a sua própria história.

Dirigido por Bárbara Tavares, o filme foi lançado em 2017 e percorreu diversos festivais de cinema e ganhou o Prêmio do Júri do Festival Cine Aventura e está disponível nas plataformas http://www.filmin.pt/ e youtube.

Hermógenes – Deus me livre de ser normal

Um documentário de Marcelo Buainain sobre o trabalho do Professor Hermógenes cujo trabalho beneficiou através da yoga inúmeras pessoas que sofrem com as mazelas da vida moderna.

A produção de 2005 traz depoimentos de Elba Ramalho, Leonardo Boff, Padre Zezinho, detentos do projeto “Mente Livre”, entre outros.. Através destes relatos vamos descobrindo como este pioneiro da medicina holística se tornou uma referência para espiritualistas e psicoterapeutas. O filme está disponível no youtube.

Mantras, sounds into silence

O filme apresenta o relato de pessoas que encontram a cura e o sentimento de paz interior cantando mantras junto com outras pessoas. O documentário apresenta também cantores e um MC que encontraram neste “gênero musical” uma forma de transformar suas vidas.

Lançado em 2018, o documentário tem a direção de Georgia Wyss e Wari Om e está disponível no youtube, apple tv, now e vivo play.

 

COMENTÁRIOS




Revista Ecos da Paz
Viver em harmonia é possível quando abrimos o coração e a mente para empatia e o amor.