Como se não bastasse a rotina agitada nas grandes cidades, que gera bastante estresse, a pandemia de Covid-19 chegou para complicar ainda mais a vida das pessoas.

Sem poder sair de casa, como manter o equilíbrio mental? Nem todos conciliam com bom-humor a vida doméstica e o home-office. 

Ficar sem passear, curtir shows, fazer reunião com amigos pelo facebook nem sempre é muito atrativo. E ainda tem as crianças que demandam de seus pais muita criatividade para vencer o tédio.

A enxurrada de notícias sobre as mortes causadas pela doença, o caos na saúde pública, as incertezas da economia, desemprego colaboram para um acirramento dos ânimos e desesperança.

Terapeutas em ação

Em alguns poucos lugares do Brasil, onde a pandemia não tem números alarmantes dos casos de Covid, terapeutas holísticos ainda continuam atendendo seguindo as orientações da OMS, como é o caso de Laís Benvenutti, proprietária de um centro de terapias holísticas na cidade de Dourados no Mato Grosso do Sul.

“A questão da pandemia não mudou o meus atendimentos nem o fluxo de clientes e alunos, muito pelo contrário. Nesse momento em que as pessoas estão passando por muito pânico, ansiedade e nervosismo, elas estão buscando fazer as terapias holísticas para aprender uma nova forma de ver o mundo uma nova forma de criar a sua realidade através da consciência quântica.” – afirma

IMG 1650 scaled - Dicas para manter o equilíbrio durante a pandemia de Covid-19
Laís também usa cristais para reequilibrar os chakras. Foto: Acervo pessoal

Perguntada sobre o fato dos médicos não abordarem a questão da espiritualidade em suas consultas e sobre o preconceito que ainda há em relação às terapias holísticas, Laís acredita que a mudança será gradativa e com o tempo haverá um maior reconhecimento.

“Estamos construindo um novo estilo de vida uma nova forma de se curar, que na verdade é muito antiga, mas agora volta com cursos e certificados para nos lembrar que somos curadores.”

Dicas para se equilibrar

Segundo a terapeuta Daniele Costa, especialista em Access Counciousness nunca se falou tanto em equilíbrio mental e emocional nestes tempos de confinamento e algumas pequenas práticas e atitudes vão ajudar a manter sua mente e emoções em ordem. 

Ela sugere algumas ferramentas bem simples.

Mantra: 

Repita pelo menos umas 10 vezes o mantra: “Tudo na vida vem a mim com facilidades, alegrias e glórias.”

A partir do momento que o som das palavras reverbera, este mantra é um pedido para que tudo no nosso dia venha com leveza, facilidade, independente das situações que aconteçam.

Podemos falar assim que acordarmos ou em um momento em que possamos estar mais com a gente mesmo, o importante é criar o ambiente de conexão com a energia do mantra. 

Mas lembre-se, a repetição não basta por si só. É importante também iniciar o dia com um planejamento, uma organização diária.

E para esta organização existe a ferramenta do Access Consciousness que é a seguinte pergunta “ O que posso acrescentar à minha rotina hoje que vai me trazer mais plenitude e realização?

Inúmeras possibilidades se apresentam quando fazemos esta pergunta e cabe somente à nós escolhermos aquelas respostas que desejamos para a nossa vida.

E uma outra ferramenta é a pergunta: a quem pertence isso?

Ela é extremamente importante porque absorvemos tudo à nossa volta e durante o dia podemos apresentar vários estados emocionais que muitas vezes sofrem alterações por interferências de pessoas ou situações externas.

Neste momento peculiar que o mundo vive é importante estarmos conscientes das nossas emoções para evitarmos quaisquer situações mais desagradáveis ou pesadas ao longo do dia e que até mesmo podem impactar nossa saúde como um todo.

Daniele sugere que a cada alteração de humor, pergunte-se:  A quem pertence isso? A quem pertence este medo? A quem pertence esta angústia? E esta ansiedade? A quem pertence este pensamento, sentimento e emoção? 

De acordo com a terapeuta, estas perguntas abrem espaços de consciência a respeito de você e que podem te levar a escolhas diferentes e até mesmo a reagir com mais leveza.

Outras pequenas atitudes podem ajudar neste período como limitar o uso das redes sociais, aprender a meditar, ler livros com temática alegre, otimista, ouvir músicas alto astral e beber muita água para limpar as toxinas produzidas.  

AF 0433 - Dicas para manter o equilíbrio durante a pandemia de Covid-19
A prática da meditação nos ajuda a viver no momento presente afastando a ansiedade. Foto: Acervo pessoal Daniele Costa

A rotina de cuidados

Daniele acredita que independente de ser terapeuta ou não todos têm que cuidar da sua saúde mental e emocional.

Por conta da pandemia, ela redobrou o autocuidado que inclui meditação e atendimentos à distância por outros terapeutas amigos com técnicas e ferramentas do Access Consciousness que podem ser aplicadas à distância, a exceção das Barras de Access.

Enfim, por mais difícil que seja furar este clima de incertezas e ansiedade, a pessoa mais importante nesta história toda é você, lembre-se disso, porque se você não estiver bem, como ajudar quem estiver ao seu lado?

 

COMENTÁRIOS




Revista Ecos da Paz
Viver em harmonia é possível quando abrimos o coração e a mente para empatia e o amor.