Elas enfeitam e perfumam o ambiente, fazem brotar o sorriso quando as recebemos e observar suas cores acalmam a mente e o coração.

As flores também podem ser usadas em chás, óleos, máscaras, compressas e até na comida.

 

Farmacêuticos e fitoterapeutas afirmam que devido as agressões externas que sofrem, elas tendem a concentrar maior quantidade de princípios ativos do que as outras partes da planta como o caule e as folhas.

Primordiais ao reino vegetal

As flores são fundamentais no ciclo reprodutor do reino vegetal, pois os insetos e pássaros são atraídos pelas cores e aromas e ajudam a polinizar e a espalhar sementes gerando novas plantas.

Sem flores e sem insetos, a colheita de alimentos seria drasticamente afetada.

De acordo com o médico e filósofo austríaco Rudolf Steiner (1861-1925), as flores têm uma gama de propriedades terapêuticas que vão desde estimular o metabolismo até aliviar problemas emocionais.

Steiner foi o criador da antroposofia, uma filosofia em que o homem é o centro das transformações.

As flores podem ser usadas em banhos, massagens e inalações e para estes processos são usadas as pétalas e as inflorescências, que são uns raminhos dispostos de maneira variada como mostra o desenho abaixo.

tipos inflorescencia - Descubra as propriedades terapêuticas das flores

Cultive uma farmácia básica

Ter um jardim de flores é terapêutico, mesmo que o cultivo seja em vasos, num apartamento. O ideal é usar sempre as flores cultivadas sem agrotóxicos. Caso não seja possível, verifique a procedência.

rose 5321475 640 - Descubra as propriedades terapêuticas das flores
Rosa Branca Foto: Pixabay

Estima-se que exista mais de 16 mil espécies de rosa, no entanto, a rosa branca potencializa as propriedades curativas.

De acordo com a medicina popular, ela é muito usada para banhos perfumados e para tirar quebranto e em compressas para tratar a conjuntivite.

Segundo os osmólogos (especialistas em aromas), as pétalas contém tanino e vitamina C, que ajudam a curar resfriados, cicatrizar feridas e dar viço à pele.

hibiscus 3485177 640 - Descubra as propriedades terapêuticas das flores
Hibisco. Foto: Pixabay

O hibisco é uma das plantas mais usadas na medicina tradicional indiana (ayurveda). O pó das pétalas serve para estancar hemorragias e aliviar a hipertensão.

As pétalas têm um gosto cítrico que vão muito bem na salada e rendem um chá refrescante. 

 

 

orange tree 1645816 640 - Descubra as propriedades terapêuticas das flores
Flor de Laranjeira. Foto: Pixabay

Flor de laranjeira, sua fama se deve ao fato de ser muito usada em buquês de noiva. Para terapeutas holísticos, a flor simboliza a pureza e suas propriedades acalmam as noivas.

Ela também é usada na culinária do Oriente Médio, principalmente na preparação de doces e bebidas. E suas pétalas dão um chá relaxante.

O óleo essencial que é extraído dela também é chamado de neroli, ele auxilia no tratamento da insônia, ansiedade e depressão.

nature 3198946 640 300x195 - Descubra as propriedades terapêuticas das flores
Camomila. Foto: Pixabay

Os gregos foram os primeiros a usar a camomila com fins terapêuticos.

Ela favorece a digestão por conta das substâncias que ativam o metabolismo e seu chá acalma, alivia náuseas e cólicas.

Esta flor tem propriedades emolientes que ajuda a hidratar, revitaliza a pele e suaviza as olheiras. Para isso, prepare o chá sem açúcar e passe no rosto e no colo. Nos olhos, faça compressas com algodão embebido neste chá gelado e aplique sobre as pálpebras por 20 minutos.

butterfly 3752847 640 - Descubra as propriedades terapêuticas das flores
Lavanda. Foto: Pixabay

Lavanda, originária da Europa e seu nome científico significa lavar, purificar. É pouco cultivada no Brasil. Os romanos a usavam em banhos e fricções para os problemas de pele, ferimentos e queimaduras.

Segundo os princípios da aromaterapia, o óleo essencial da lavanda equilibra o sistema nervoso, alivia as dores de cabeça e a insônia.

jasminum 5092158 640 - Descubra as propriedades terapêuticas das flores
Jasmim. Foto: Pixabay

O jasmim nasceu na Índia e chegou na Europa no século 16. Reza a lenda que Kama, o deus do amor, costumava usar a flor na ponta das suas flechas para encher de afeto o coração das pessoas. Muitos acreditam no seu poder afrodisíaco.

Existem 200 tipos de jasmim espalhados pelo mundo e seu uso muda de acordo com sua procedência.

Por exemplo, o chá que é feito com as flores do Jasminum odoratíssimum é cultivado na China, já o óleo usado na aromaterapia vem do Nepal.

Assim como a rosa, o jasmim ajuda equilibrar o organismo e tem propriedades antidepressivas. Aqui no Brasil é cultivado o jasmim-manga, que tem um perfume agradável, mas a sua flor é tóxica.

marigold 3528402 640 - Descubra as propriedades terapêuticas das flores
Calêndula. Foto: Pixabay

A aparência da calêndula nos remete à energia do sol. Dela se extrai um óleo vegetal rico em propriedades anti-inflamatórias, fungicidas e cicatrizantes,

Seu chá tem um sabor amargo, facilita a digestão e atenua as dores de estômago.

Aqui  vai a receita de um chá: Pegue uma colher de sobremesa para uma xícara de água. Derrame a água fervente sobre as flores, tampe e deixe descansar por 10 minutos. Pode consumir várias vezes ao dia.

nasturtium 4845614 640 - Descubra as propriedades terapêuticas das flores
Capuchinha. Foto: Pixabay

Originária dos Andes, a capuchinha é uma delicadeza e floresce o ano inteiro no Brasil. Esta flor é muito usada na culinária e seu sabor se assemelha ao do agrião. Pode entrar em receitas de saladas, omeletes, suflês e sanduíches.

Ela tem propriedades digestivas, é rica em vitaminas A e C contribuindo para a saúde da pele e dos olhos.

Há que se ter cuidado, pois as que são vendidas nas floriculturas são impróprias para o consumo.

As que podem ser consumidas são vendidas em casas de produtos naturais.

Fonte: Bons Fluídos

 

 

COMENTÁRIOS




Revista Ecos da Paz
Viver em harmonia é possível quando abrimos o coração e a mente para empatia e o amor.