Estamos acostumados a ouvir um determinado padrão sobre o sucesso. Para cada faixa etária, uma conquista, só que nem sempre conquistamos o que queremos “no tempo certo”.

Nessa hora o nosso ego é implacável dizendo que passamos da idade, que não podemos mais realizar nossos projetos de vida . Contudo, a história está recheada de pessoas que começaram a brilhar depois dos 50 e estiveram ativos até sua partida.

Um outro fator que contribuiu bastante para termos uma população mais velha e ainda ativa foi o  avanço da medicina e da tecnologia. Atualmente, a geração com mais de 50 anos vive situações que antes pareciam ser de um futuro bem distante.

Os avós de hoje não se rendem à idade cronológica e interagem mais com os mais novos. 

Sabem usar toda a experiência adquirida para realizar novos sonhos, se reinventar. Eles são a prova de que o único obstáculo é a nossa mente.

Inspire-se !

Theo Jansen

Artista plástico holandês que ficou famoso produzindo esculturas gigantescas com tubos de PVC que andam com a força do vento.

Para testar a obra, Jansen costuma usar as praias da Holanda. A escultura se mexendo numa praia vazia proporciona um efeito visual incrível.

Formado em engenharia, ele aproveitou seu conhecimento para criar uma arte ousada. Com mais de 70 anos, este artista conquistou a fama graças aos seus vídeos no Instagram e Youtube, que eram postados de maneira despretensiosa, mas o resultado foi surpreendente.

Ele já participou de palestras, reuniões com os cientistas da Nasa e suas esculturas também apareceram em um episódio dos Simpsons.

Este vídeo mostra um pouco da dimensão da sua criatividade.

 

Ernestine Shepherd

Ela nasceu em 1936 nos Estados Unidos e até seus 55 anos nunca tinha se exercitado. Ao completar 56 anos, começou a praticar com o objetivo de ser fisiculturista.

Em 2011 ela entrou para o Guiness Book como a fisiculturista feminina com idade mais avançada no mundo e que ainda está competindo.

Ernestine dá aulas de ginástica, dicas de treinos pelo Facebook e diz que só vai parar quando morrer.

Abaixo, um vídeo (em inglês) de uma de suas aulas com depoimentos dos seus alunos, que a vêem como uma fonte de inspiração e exemplo de vitalidade.

José Saramago

Este consagrado escritor português passou uma boa parte da sua vida trabalhando em jornais e durante esta vida de redação publicava um romance ou outro sem grande alcance de público.

Somente em 1975, quando ele já estava com 53 anos, é que ele resolveu se dedicar aos seus romances. Isto aconteceu porque foi demitido do jornal.

Em 1982 publicou “Memorial do Convento”, obra que evidenciou seu estilo e o tornou conhecido. A obra já foi traduzida para mais de 20 idiomas.

 

Palmirinha

Quem nunca caiu no pecado da gula testando uma de suas receitas? Esta simpática senhorinha quando apareceu na tv tinha com pouco mais de 60 anos.

Tudo começou com uma entrevista que ela deu para um programa de tv falando sobre como conseguiu criar suas filhas sozinha e sua estrela começou a brilhar.

Após a entrevista ela foi convidada por nada menos que Ana Maria Braga para participar do seu programa “Note e Anote”, que viu em Palmirinha um grande potencial e esta parceria durou 5 anos. Até que ela conseguiu ter um programa só seu na TV Gazeta, que comandou por 13 anos.

No vídeo abaixo, Palmirinha já tinha saído da emissora.

 

Concha García Zaera

Esta espanhola da cidade de Valencia chamou a atenção da Disney com seus desenhos feitos no Paintbrush. Um software que está muito longe da sofisticação e recursos técnicos dos programas usados pelos animadores do estúdio americano.

Concha sempre gostou de desenhar e chegou a cursar a faculdade, mas teve que largar para cuidar do marido doente.

Para quebrar o tédio de ficar em casa, os filhos deram-lhe um computador para organizar as contas da casa, estudar, escrever suas memórias, até que ela descobriu o Paint. Desenhou uma casinha e não parou mais. Se ela encontra alguma imagem interessante ela reproduz no programa.

Graças a insistência e ajuda das netas, Concha criou o seu perfil no Instagram e já tem mais de 150 mil seguidores e até foi descoberta pela Disney espanhola.

Esta artista com mais de 80 anos reproduziu o cartaz do filme “O Regresso de Mary Poppins”, que segundo a Disney ficou uma obra de arte.

Concha Garc%C3%ADa Zaera a idosa de 88 anos que cria desenhos no paint - Confira a lista de personalidades que começaram a brilhar depois dos 50 anos

Fonte: inonni

COMENTÁRIOS




Revista Ecos da Paz
Viver em harmonia é possível quando abrimos o coração e a mente para empatia e o amor.