Sabe aquela velha história de que uma boa canja de galinha é capaz de tirar qualquer um da cama, pois bem, o médico americano Garth Davis vem chamando a atenção ao receitar alimentos orgânicos para seus pacientes.

Uma vez por semana, Garth monta a sua “Farmacy Stand” ( barraca da farmácia) no Memorian Herman Medical Center e vende aos seus pacientes uma caixa com frutas, legumes e verduras por US $ 25,00 e se tiver a receita da sua equipe o paciente ganha US$ 10,00 de desconto financiados pela própria instituição. Esta ação tem também a parceria da ONG Rawfull Organic que doa e ajuda na preparação das caixas.

farmacy - Ao invés de remédios, médico receita alimentos orgânicos
Garth Davis e Gabrielle Carillo-Bucaram da Rawfull Organics         Foto: Tom Behrens

O despertar da mudança

Em 2015 os médicos escreveram cerca de 4 milhões de receitas por ano que somaram US$ 320 bilhões, sendo que 85% das pessoas que têm remédios prescritos poderia prevenir suas doenças com a alimentação.

O curioso é que a vida deste médico nem sempre foi saudável. Garth, que é especialista em cirurgia bariátrica, há anos trata de pessoas obesas e/ou com diabetes, reconhece que o choque de realidade veio ao se consultar com um médico amigo seu que lhe receitou as medicações para o alto grau de colesterol e pressão alta. Foi na leitura da bula dos remédios que Garth Davis lembrou do que ele sempre falava para seus pacientes: “alimente-se bem”. A partir deste momento ele adotou o veganismo, pratica meditação e participa de corridas.

“Não basta apenas falar para meus pacientes que eles têm que se alimentar bem, eu prescrevo isto pra eles” – afirma. Ele acrescenta que durante as consultas faz com que as pessoas reflitam sobre a forma como se alimentam. Para ele a indústria da alimentação não se preocupa com a saúde dos seus consumidores e por sua vez a indústria da saúde não liga para a alimentação das pessoas.

COMENTÁRIOS




Revista Ecos da Paz
Viver em harmonia é possível quando abrimos o coração e a mente para empatia e o amor.