Na década de 70 a Conferência de Estocolmo trouxe a tona o problema da poluição que afeta o clima e o consumismo exacerbado como sinônimo de progresso.

Hoje, no século 21, os problemas e as críticas não mudaram muito. Os documentários abaixo trazem imagens emocionantes e impactantes em que podemos nos inspirar e refletir sobre até onde podemos ir, quais rumos tomar e demonstrar o mais rápido possível nosso amor pela vida.

 

minimalismo - 9 documentários imperdíveis na Netflix sobre a nossa relação com a natureza

  1. Minimalismo – Minimalism (a documentary about important things) – Direção: Matt D’ Avella – 2016

O filme gira em torno da turnê literária de  Joshua Fields Millburn & Ryan Nicodemus, criadores do site The Minimalists . Dois rapazes que não estavam satisfeitos com a vida que levavam apesar de ricos e bem sucedidos.

Partiram então para o extremo oposto, vivendo a filosofia do menos é mais. Ao longo desta turnê literária, os rapazes têm contato com diversos projetos que têm uma perspectiva de vida engajada no minimalismo. Um conceito que a dupla define com: um resgate àquilo que realmente importa.

 

amazonia - 9 documentários imperdíveis na Netflix sobre a nossa relação com a natureza

2. Amazônia – Direção: Thierry Ragobert – 2013

Este é um “docudrama” divertido que conta a história do Castanha, um macaco prego nascido e criado em cativeiro, que se vê perdido e sozinho na imensidão da selva amazônica após um acidente de avião. O pequeno macaco se sente desamparado com a inesperada liberdade. Diante de um mundo totalmente coberto por uma densa e exuberante vegetação e repleto de animais, Castanha precisa encontrar seu caminho e se proteger das armadilhas da natureza.

Rapidamente, ele entende que achar outros macacos pregos e conseguir ser adotado por eles pode ser a única forma de sobreviver. Acompanhando a jornada de Castanha o espectador irá conhecer o ciclo de vida da Floresta Amazônica. Castanha é “dublado” por Lúcio Mauro Filho.

 

terra 1 - 9 documentários imperdíveis na Netflix sobre a nossa relação com a natureza

3- Terra – Earth, an ode to humanity Direção: Yann Arthus-Bertrand – 2015

Com visual arrebatador, este documentário reflete sobre nossa relação com outras criaturas do mundo à medida que a humanidade se afasta cada vez mais da natureza. A produção francesa tem a narração da cantora Vanessa Paradis.

 

Seremos Historia Filme - 9 documentários imperdíveis na Netflix sobre a nossa relação com a natureza

4- Seremos história? (The turning point)- Direção: Fisher Stevens – 2016

 

O ator Leonardo DiCaprio viaja pelo mundo nvestigando as consequências do aquecimento global provocado pelo homem e as medidas que estão sendo tomadas para reverter este processo. O filme conta com a participação de dois ex-presidentes americanos: Bill Clinton e Barack Obama.

 

swarovski waterschool - 9 documentários imperdíveis na Netflix sobre a nossa relação com a natureza

5- Escola d´água – Waterschool – Direção: Tiffany Hsu – 2018

Este filme é o primeiro produzido pela Escola de Teatro, cinema e televisão da UCLA que traz a histórias de seis jovens que moram perto dos rios mais importantes do mundo, que vão contar como o programa de educação ambiental Waterschool influenciou suas vidas.

 

vaca - 9 documentários imperdíveis na Netflix sobre a nossa relação com a natureza

6- Viva e deixe viver – Live and let live – Direção: Marc Pierschel – 2013

O documentário examina a relação do homem com os animais e a opção por uma dieta vegana. O filme traz 6 depoimentos de pessoas que se tornaram veganas por razões éticas, ambientais e de saúde.

O filme conta com a participação de especialistas comentando diversos pontos de vista. Enquanto o biólogo fala sobre os sentimentos dos animais, o especialista em bioética explica como o homem se colocou moralmente acima deles.

 

virunga2 - 9 documentários imperdíveis na Netflix sobre a nossa relação com a natureza

7 – Virunga – Direção: Orlando von Einsiedel – 2014

Um história verídica indicada ao Oscar de melhor documentário sobre os guardas florestais que arriscam suas vidas para proteger os gorilas da ameaça de extinção no Parque Nacional de Virunga na República Democrática do Congo.

O parque está na mira das companhias de petróleo e dos rebeldes, um alvo cobiçado em que todos querem o seu quinhão. Virunga é o parque mais importante da África e também é a única coisa que garante a sobrevivência da população local. Um dos produtores executivos é do ator Leonardo Di Castro.

 

sun - 9 documentários imperdíveis na Netflix sobre a nossa relação com a natureza

8- Ctaching the sun – Direção: Shalini Kantayya – 2016

O filme apresenta a explosão da indústria de energia solar sob vários aspectos, desde o dono da fábrica de painéis na China até um americano na Califórnia que faz curso de instalador.

 

greepeace1 1 - 9 documentários imperdíveis na Netflix sobre a nossa relação com a natureza

9- Como mudar o mundo – How to change the world – Direção: Jerry Rothwell – 2015

Em 1971 um grupo de amigos navega até uma zona de testes nucleares e sua ação encanta o mundo todo. Com material de arquivo jamais exibido, que dá vida a esta estraordinária aventura, o filme conta a história dos pioneiros que fundaram o Green Peace, que definiu o moderno ativismo verde.

RECOMENDAMOS


COMENTÁRIOS




Revista Ecos da Paz
Viver em harmonia é possível quando abrimos o coração e a mente para empatia e o amor.