Na relação netos e avós, a leitura promove uma série de benefícios como: estimular a memória, a criatividade, expandir a visão de mundo e estreitar os laços familiares.

Entretanto, os jogos eletrônicos, a tecnologia têm promovido um certo distanciamento desta prática na primeira infância.

Se o ato de folhear um velho e bom livro anda meio sem prestígio, nada que um ebook não possa resolver, não é mesmo? 

Seja com o papel ou uma tela, o importante é manter vivo este momento de aconchego, afeto e fantasia, assim as duas gerações saem ganhando.

A seguir, uma lista de livros infantis que levam as crianças a compreender um pouco mais sobre o universo da terceira idade. 

Histórias que mostram a importância dos avós nas famílias, como lidar com as doenças, o processo de envelhecimento e as origens da família.

Agora é só arranjar o cantinho da leitura e se divertir!

avocontaoutravez - 8 livros infantis para estreitar os laços com os avós

1- Avô, conta outra vez

Este livro é uma produção de pai e filho, José Jorge Letria e André Letria, autor e ilustrador respectivamente. E esta parceria gerou várias  outras obras.

A história celebra os momentos mágicos que são os de partilha de memórias e de comunicação afetuosa entre os mais velhos e os mais novos.

Um livro para avós, pais e netos se lembrarem sempre do valor da palavra e da ternura que é capaz de unir gerações. O livro foi editado pela Peirópolis e tem versão para Kindle.

olhandodentro 1 300x300 - 8 livros infantis para estreitar os laços com os avós

 

2 – Olhando para dentro

Fernando fica revoltado por descobrir que o avô vai se mudar para casa da família e se incomoda com o fato de ter que dividir quarto com ele.

No desenrolar da narrativa, consegue construir uma relação produtiva com o avô, após lhe presentear com um gravador onde o avô pudesse gravar suas memórias.

Escrito por Alina Perlman e ilustrado por Daisy Startari, o livro se transforma num depoimento emocionado com histórias que ficaram na memória da família. A edição é da Saraiva.

bisafala 252x300 - 8 livros infantis para estreitar os laços com os avós

3 – A bisa fala cada coisa

Para as crianças que estão entrando no mundo das palavras, o livro de Carmem Lúcia Campos é uma divertida viagem ao mundo das expressões como batata da perna, nó na garganta, pé de vento, céu da boca.

A ilustração de Marília Bruno cativa os pequenos na busca destes significados. O livro foi editado pela Panda Books.

avobebe 252x300 - 8 livros infantis para estreitar os laços com os avós

4 – A avó virou bebê

Sofia tem uma avó chamada Dorinha, que se encontra numa situação inusitada. A idosa começou a ter hábitos estranhos, como o de abotoar a blusa ao contrário. Ao longo da história, a menina percebe que a anciã da família está com Alzheimer. Então, a pequena começa a perceber que o melhor remédio para cuidar da sua vovó é amor, paciência e carinho.

A obra foi inspirada na própria mãe da autora Renata Paiva e teve a consultoria do Dr. Norton Sayeg, presidente da Associação Brasileira de Alzheimer.

As ilustrações são de Ionit Zilberman,  que utilizou caixinhas de fósforos para “arquivar” os sonhos, as histórias, as superstições, as viagens, os segredos, os medos e a saudade da vovó Dorinha. No final do livro, o leitor pode ainda aprender mais sobre a doença por meio de duas sessões especiais: “As dúvidas de Sofia” e “As dicas de Sofia”. A edição é da Panda Books e tem versão para Kindle.

vovoverde 300x228 - 8 livros infantis para estreitar os laços com os avós

5 – Vovô verde

Lane Smith escreve e ilustra uma história sobre um vovô jardineiro que não possui muitas memórias, mas que guarda em sua plantação as melhores lembranças que poderia ter de sua vida. 

O enredo passeia sobre a relação entre gerações e as memórias deste velhinho carinhoso. Editado pela Companhia das Letrinhas, a narrativa emociona ao fala sobre o processo de envelhecimento de uma forma bem sensível, mas ao mesmo tempo muito leve.

cadernoclara 204x300 - 8 livros infantis para estreitar os laços com os avós

6 – O caderno da avó Clara

Mari é uma pré-adolescente de 13 anos que é deixada com o pai, a quem pouco conhecia, durante o período em que sua mãe vai estudar na Europa.

Escrito por Susana Ventura e ilustrado por Carla Irusta, o livro é uma excelente história para avós contarem aos netos mais velhos, pois o exemplar aborda o percurso sensível e intelectual que a garota tem que passar para se encontrar e, ao mesmo tempo, descobrir o mundo.

No momento em que a menina acha um caderno da avó, sua jornada ganha uma outra perspectiva, o que a insere numa aventura e em vivências interessantes.

O livro foi publicado pela SESI-SP e tem versão para Kindle.

diarioneto 223x300 - 8 livros infantis para estreitar os laços com os avós

7 – Diário de um neto

Escrito por Regina Gulla e ilustrado por Laura Teixeira, o livro adota a forma de um diário sob a ótica infantil.

Nele, uma criança aborda as situações diárias que acontecem em casa e com a família através da poesia. A edição é da Melhoramentos.

imigrantes 300x300 - 8 livros infantis para estreitar os laços com os avós

8 – Coleção Imigrantes do Brasil

Nesta coleção da Panda Books as crianças aprenderão mais sobre a construção do Brasil através da relação entre avós e netos.

Cada exemplar busca explorar a história dos imigrantes que chegaram aqui recebendo os títulos: “ Meu avô africano”, Meu Avô Espanhol”, “Meu Avô Japonês”, “Meu Avô Italiano”, “Meu Avô Grego” e “Meu Avô Japonês”.

A edição é da Panda Books e cada livro tem autores e ilustradores diferentes e tem na versão Kindle.

Fonte: Inoni

Foto: Silke Stattaus/ Pixabay

 

 

COMENTÁRIOS




Revista Ecos da Paz
Viver em harmonia é possível quando abrimos o coração e a mente para empatia e o amor.