Os vovôs e vovós do século 21 estão cada vez mais conectados, ativos e também aventureiros. Defendem sua autonomia e liberdade dando exemplo de vitalidade para muito jovem que tem por aí.

Na lista abaixo, vocês vão poder se deliciar com as histórias de personagens que resolveram encarar a vida de peito aberto até o último suspiro, sem dar chance para a tristeza.

Afinal, para eles, uma coisa é certa: já que estamos aqui neste planeta, que pelo menos seja divertido!

1- Uma Caminhada na Floresta ( A Walk in the Woods)

Robert Redford interpreta Bill Bryson, um famoso escritor de guias de turismo, que passou duas décadas morando na Inglaterra e retorna aos EUA em plena terceira idade. E ele está decidido a cumprir um grande desafio antes da sua aposentadoria.

Bryson, resolve caminhar junto com um antigo amigo do colégio pela Trilha dos Apalaches, que tem mais de três mil quilômetros. O companheiro de viagem é interpretado por Nick Nolte. Nesta aventura, a dupla enfrenta a natureza, vários personagens e a si mesmo.

A produção de 2015 tem a direção de Ken Kwapis e conta com a participação de Emma Thompson e Mary Stennburgen.

 

2 – O Caminho ( The Way)

Emílio Estevez dirige e atua ao lado do seu pai na vida real, o ator Martin Sheen, nesta produção de 2010. O filme traz a história da relação distante e fria entre pai e filho, em que uma fatalidade vai fazer com que o personagem de Martin Sheen, um renomado oftalmologista, reveja a sua postura diante da vida e cumpra o desafio de percorrer o Caminho de Compostela.

Rodado na França e na Espanha, o longa é “uma carta de amor à Espanha”, afirmou Martin Sheen, que tem origens galegas.

3- Um senhor Estagiário ( The Intern)

Anne Hathaway e Robert de Niiro, protagonizam esta história incrível de como o convívio entre gerações distintas é benéfico, não só no mundo corporativo como também na vida.

De Niro interpreta o viúvo Ben Whittaker, que vê na oportunidade de estágio da empresa de Jules Ostin ( Anne Hathaway) um modo de preencher o vazio de sua vida e de se reinventar. E Jules acaba encontrando nele um grande amigo e confidente.

Lançado em 2015, o filme tem a direção de Nancy Meyers, a mesma de “Alguém tem que ceder”, e conta também com a presença de René Russo no elenco.

4 – O exótico Hotel Marigold ( The Best Exotic Marigold Hotel)

Um elenco inglês estelar protagoniza esta comédia. Os aposentados Muriel (Maggie Smith), Douglas (Bill Nighy), Evelyn (Judi Dench), Graham (Tom Wilkinson) e mais três amigos decidem curtir a aposentadoria em lugar diferente e o destino é a Índia.

Encantados com o exotismo do local e com imagens do recém restaurado Hotel Marigold, a trupe parte para lá sem pestanejar e são recebidos pelo jovem sonhador Sonny (Dev Patel).

O único detalhe é que nada era muito bem como parecia ser, mas as experiências que eles irão viver mudarão para sempre o futuro de todos.

A produção é de 2012 e tem a direção de John Madden, o mesmo de “Shakespeare Apaixonado”.

5 – RED: Aposentados e Perigosos (RED)

Comédia e ação, a dobradinha que é sucesso garantido, ainda mais quando se tem um grande elenco.: Bruce Willis, Morgan Freeman, John Malkovich, Helen Mirren e Ernest Borgnine.

Dirigido por Robert Schwantke, este filme de 2010 é uma livre adaptação da série de quadrinhos homônima criada por Warren Ellis e Culy Hamner, publicada pelo selo Homage da DC Comics.

Frank Moses (Bruce Willis) é um ex-agente da CIA, hoje aposentado, que tenta levar uma vida normal. Ele está interessado por Sarah (Mary-Louise Parker), com quem volta e meia conversa ao telefone, apesar de ainda não conhecer pessoalmente.

Um dia, a casa de Frank é atacada por agentes da CIA. Sem saber o que está acontecendo, ele deduz que logo perceberão sua ligação com Sarah e parte para protegê-la. Para entender o porquê de ter sido atacado, Frank precisará da ajuda de seus antigos companheiros todos também aposentados.

6 – Up, Altas Aventuras (Up)

Dos mesmos diretores de Monstros S.A, o filme traz uma história emocionante sobre o desafio de encarar a perda de alguém querido e se tornou um clássico da animação.

Carl Fredricksen é um vendedor de balões que, aos 78 anos, está prestes a perder a casa em que sempre viveu com sua esposa, a falecida Ellie. Após um incidente, Carl é considerado uma ameaça pública e forçado a ser internado.

Para evitar que isto aconteça, ele põe balões em sua casa, fazendo com que ela levante voo. Carl quer viajar para uma floresta na América do Sul, onde ele e Ellie sempre desejaram morar, mas descobre que um problema embarcou junto: Russell, um menino de 8 anos.

7 – Antes de Partir ( The Bucket List)

O câncer reuniu no mesmo quarto de hospital dois homens completamente diferentes: Carter Chambers (Morgan Freeman) e Edward Cole (Jack Nicholson).

Dirigido por Rob Reiner,  a produção de 2007 traz a história de Chambers, um homem de família, um mecânico de automóveis, que escreve uma lista de coisas que gostaria de fazer antes de morrer.

Cole é o arrogante empresário, dono do próprio hospital em que está internado, que se recusa a dividir o quarto com o mecânico. Entretanto, ao descobrir a lista de desejos do companheiro de quarto, decide baixar a guarda e viver as maiores aventuras de sua vida.

8- Ensina-me a Viver ( Harold and Maude)

Harold (Bud Cort) é um rapaz rico de 20 anos obcecado pela morte, que passa seu tempo indo a funerais e simulando suicídios para chamar a atenção de sua mãe frívola.

Um dia, num dos enterros, ele conhece Maude (Ruth Gordon), uma senhora de 79 anos apaixonada pela vida. Eles passam muito tempo juntos e, durante esta intensa convivência, ela o apresenta a beleza da existência.

Esta comédia tem a trilha sonora de Cat Stevens trazendo o clássico “Where do the children play?” e conta com a direção de Hal Ashby, que tem em sua filmografia produções emblemáticas da década de 70 como “Amargo Regresso” e “Muito Além do Jardim”.

COMENTÁRIOS




Revista Ecos da Paz
Viver em harmonia é possível quando abrimos o coração e a mente para empatia e o amor.