Quando se trata de temas mais delicados e polêmicos, o cinema se torna uma ferramenta poderosa para sensibilizar e começar uma conversa com os filhos. Acaba que assistir à um filme em família se torna muito mais que entretenimento.

As histórias de superação se tornam um estímulo para eles se conhecerem melhor, descobrirem habilidades e se emocionarem.

Então, entre risadas e baldes de pipoca, aproveite esta oportunidade para estreitar laços, e você vai perceber que muitas vezes a arte imita a vida real.

Aperte o play e boa sessão!

Extraordinário ( Wonder )

Um filme que tem tudo a ver com bullying. Estrelado por Julia Roberts e Owen Wilson no papel de pais de Auggie Pullman, um menino que tem uma deformidade facial.

Após diversas cirurgias, o menino vai frequentar pela primeira vez uma escola comum, como qualquer outra criança.

Lá, ele terá que ser forte para enfrentar os desafios.

A produção é de 2017 e o diretor Stephen Chbosky se baseou no livro de Raquel J. Palacio, que o escreveu inspirado num fato que lhe aconteceu.

Raquel levou seu filho para tomar um sorvete e ele viu uma criança com a Síndrome de Treacher Collins. O filho da escritora começou a chorar ao vê-lo e foi a partir daí que Raquel pensou em escrever um livro sobre a história. Este acontecimento, inclusive, virou uma das cenas do próprio filme.

O longa-metragem pode ser assistido nas plataformas: Prime vídeo, Apple TV, Now, Google Play, Youtube Movies e Vivo Play

Imagine uma menina com cabelo de Brasil

O cabelo é uma das partes do corpo que leva muita gente a cometer loucuras na busca da perfeição.

Produzida em 2010, esta animação de Alexandre Bersot continua mais atual do que nunca. Ela mostra que entre inúmeras caretas e malabarismos com escovas, no final todos buscam uma coisa: a aceitação.

O curta-metragem ganhou o prêmio de melhor animação pelo júri popular no Festival Anima Mundi de 2010 e está disponível nas plataformas: www.portacurtas.org.br e Youtube.

Garoto Barba

Um curta-metragem de 2010 dirigido por Christopher Faust, que traz a história de um menino que tem uma doença rara.

A disfunção faz nascer uma barba em seu rosto, mas apesar da aparência estranha, ele gosta de ser como é. Contudo, ele se sente triste por ser olhado de forma diferente pelos outros.

Quando os seus pais decidem submetê-lo à uma cirurgia para a remoção dos pêlos, o menino terá que tomar uma decisão drástica, que mostrará à toda uma cidade que às vezes vale a pena lutar pelo o que realmente se é.

O filme pode ser assistido no Youtube e na plataforma: www.portacurtas.org.br

Um sonho possível ( The Blind Side )

Michael Oher (Quinton Aaron) era um jovem negro, filho de uma mãe viciada e não tinha onde morar.

Com boa vocação para os esportes, um dia ele foi avistado pela família de Leigh Anne Tuohy (Sandra Bullock), andando em direção ao estádio da escola para poder dormir longe da chuva.

Ao ser convidado para passar uma noite na casa dos milionários, Michael não tinha ideia que aquele dia iria mudar para sempre a sua vida, tornando-se mais tarde um astro do futebol americano.

A produção é de 2010 e teve a direção de John Lee Hancock. Esta história real proporcionou à Sandra Bullock  o Oscar de melhor atriz em 2010. O filme pode ser assistido no Youtube.

Ratatouille

Uma animação lançada em 2007 dirigida por Brad Bird, que se tornou um dos grandes sucessos da Disney/Pixar.

Ela traz a história do ratinho Remy que deseja se tornar um grande chef de cozinha em Paris, mas enfrenta a resistência de sua família e, além disso, ele é sempre expulso das cozinhas por ser um rato.

Até que certo dia ele conhece Linguini,um ajudante de cozinha atrapalhado no restaurante do seu ídolo, o chef Auguste Gusteau.

Linguini precisa manter o emprego e para tal realiza uma parceria com seu amigo roedor que proporcionará gostosas gargalhadas.

Para a realização deste longa foram criados mais de 270 tipos de comida no computador. Cada alimento era preparado e decorado numa cozinha verídica, sendo posteriormente fotografado para referência e comido. 

Em 2008, o filme ganhou o Oscar de Melhor Animação. Pode ser assistido no Youtube.

Fonte: Adoro Cinema, Porta Curtas

 

COMENTÁRIOS




Revista Ecos da Paz
Viver em harmonia é possível quando abrimos o coração e a mente para empatia e o amor.