A literatura sempre reflete o que acontece em nossa sociedade e é uma importante ferramenta de conscientização e educação.

A lista abaixo foi feita por 42 jurados reunidos pela Revista Crescer, dentre eles um leitor, e foi constatado por este grupo que o mundo precisa de mais amor, empatia, respeito à natureza e valorização das coisas simples.

Estas obras são uma resposta aos tempos de intolerância, polaridade e obscurantismo que o mundo está vivendo.

Divirta-se com esta seleção que vai estimular a imaginação e transmitir os valores necessários para termos futuramente uma sociedade mais comprometida com o amor e o respeito.

senhora olga - 30 livros incríveis para começar a biblioteca de suas crianças
Os ilustres convidados divertindo a senhora Olga com suas histórias. Foto: Divulgação

Os Convidados da Senhora Olga

Esta é uma história que pode ser contada para crianças a partir dos 4 anos e tem como personagens : a barata de Franz Kafka, o coelho da história de Alice, a sereia de Hans Christian Andersen, os mosqueteiros de Alexandre Dumas, o barão de Ítalo Calvino, a baleia Moby Dick, Dorian Gray e seu retrato, o Homem de Lata, Pinóquio…

A senhora Olga nunca estava sozinha em seus jantares. Cega e morando no alto da colina, toda noite ela recebia um convidado especial que relatava suas aventuras. Na realidade, sua convidada era a neta Nina, que diariamente ia à biblioteca guardar os detalhes de uma história para carregar colina acima. O texto e a ilustração são de Eva Montanari, lançado pela Jujuba Editora.

menina dos livros - 30 livros incríveis para começar a biblioteca de suas crianças
Foto: Divulgação

A Menina dos Livros

Um livro que traz a referência de grandes clássicos da literatura: As Viagens de Gulliver (Jonathan Swift),  Pluft, o Fantasminha (Ana Maria Machado), Alice no País das Maravilhas (Lewis Carroll), entre outros.

É por meio deles que a menina dessa história vai cruzar um mar de palavras, escalar montanhas de faz de conta e prestar uma homenagem a esse objeto, o livro, que nos leva a lugares desconhecidos. Texto e ilustrações de Oliver Jeffers e Sam Winston, editado pela Pequena Zahar. Classificação etária a partir de 4 anos.

 

livrotachamando - 30 livros incríveis para começar a biblioteca de suas crianças
Um livro interativo pra usar e abusar da imaginação. Foto: Divulgação

Este livro está te chamando (não ouve?)

A autora portuguesa Isabel Minhós Martins convida o leitor a interagir com sua obra através do tato, dos sons e cheiros. Com o uso da imaginação, as crianças a partir de 1 ano podem percorrer as florestas com os dedos e tocar nas gotas de chuva até virar uma tempestade.

As ilustrações são de Madalena Matoso que ajudam na proposta de transformar as folhas do livro numa brincadeira interativa. Isabel teve como inspiração o trabalho do autor francês Hervé Tullet. O livro foi editado pela Peirópolis.

livromorar - 30 livros incríveis para começar a biblioteca de suas crianças
Daniel Cabral foi um dos 106 finalistas que concorreram ao prêmio Nami Concurs.              Foto: Divulgação

Um livro pra gente morar

Uma coletânea de poemas de autores diversos, estilos e épocas diferentes organizado por Silvia Oberg. Entre eles estão Paulo Leminsk, Ferreira Gullar e Sylvia Orthof, que abordam o lar como tema.

As crianças a partir de 3 anos vão se divertir com as rimas e descobrirão novas palavras. E como muito bem diz Roseana Murray em uma das poesias: “Entre que a casa é sua! E descanse do mundo. As ilustrações são de Daniel Cabral, Editora Positivo.

aquiestamosnos - 30 livros incríveis para começar a biblioteca de suas crianças
Oliver Jeffers começou escrever este livro quando seu filho tinha dois meses. Foto: Reprodução

Aqui estamos nós – Notas sobre como viver no planeta Terra

Escrito e ilustrado por Oliver Jeffers, a obra editada pela Editora Salamandra, teve como inspiração o nascimento do seu filho Harland. Ativista contra o aquecimento global, a xenofobia e o comércio de armas, Jeffers quis com esta proposta explicar para o seu bebê como é a sua nova morada: o planeta Terra.

É um livro também apropriado para os adultos, pois o autor fala de conceitos esquecidos como cuidar do meio-ambiente, o respeito pelas diferenças e o resgate da generosidade.

tubaroes - 30 livros incríveis para começar a biblioteca de suas crianças
Uma conversa sobre as relações de poder. Foto: Divulgação.

Se os tubarões fossem homens

O dramaturgo Bertold Brecht faz uma provocação. Todos sabem que os tubarões são predadores implacáveis, mas ele pergunta: “E se eles fossem homens, eles seriam mais humanos?

O livro tem uma trama contemporânea em que os tubarões colocariam os peixinhos em gaiolas para não morrerem antes do tempo, eles aprenderiam geografia para saberem o caminho certo para a boca do tubarão e também as diferenças de classe, e em educação moral, aprenderiam a se sacrificar com alegria e se afastar do comunismo. As ilustrações são de Nelson Cruz e editado pela Olho de Vidro. A classificação etária é a partir de 6 anos.

direfentes scaled - 30 livros incríveis para começar a biblioteca de suas crianças
Sentir-se segura ou não entre os seus? Foto: Divulgação

Os direfentes

Paula Bossio escreve e ilustra a história de uma menina que ao acordar encontra o mundo totalmente diferente com pessoas estranhas andando com coleiras no parque, saindo do salão de beleza com um aquário na cabeça. Todas achando tudo normal.

Preocupada, a menina pergunta à mãe se ela era também diferente e sua mãe lhe responde que não. O livro diverte com suas ilustrações surrealistas e instiga adultos e crianças a pensar nas diferença entre os sere humanos. Editado pela Pulo do Gato com a classificação etária a partir de 3 anos.

donana 2 scaled - 30 livros incríveis para começar a biblioteca de suas crianças
Donana e Titonho participaram da Feira Internacional do Livro de Bolonha na Itália e também foi indicado ao Prêmio Jabuti de 2019. Foto: Divulgação

Donana e Titonho

A consagrada escritora Ninfa Parreiras trás a história da dura realidade dos catadores de material reciclável. Chama-nos a atenção para a quantidade de lixo que produzimos.

As ilustrações de André Neves pontuam as fases da vida deste casal com seus 7 filhos marcadas por “memórias encardidas”, “sentimentos em conservas” e raivas enlatadas.”. Indicado para crianças a partir dos 5 anos, editado pela Editora Paulinas.

amoras - 30 livros incríveis para começar a biblioteca de suas crianças
Um país de maioria negra com pouca representatividade na literatura infantil. Foto: Divulgação

Amoras

A partir de uma música do álbum “Sobre crianças, quadris, pesadelos e lições de casa”, o rapper Emicida embarca na aventura da literatura infantil. Ele reproduz uma conversa que teve com sua filha Estela de 7 anos.

A história fala não só da fruta que dá nome ao livro, mas ele traz a tona a questão do orgulho racial, da representatividade, autoestima e tolerância religiosa. Publicado pela Companhia das Letrinhas, o livro tem ilustrações de Aldo Fabrini e sua classificação etária é a partir dos 3 anos.

espaço scaled - 30 livros incríveis para começar a biblioteca de suas crianças
Espaço, uma palavra que pode ter vários significados. Foto: Divulgação

O espaço

A autora Blandina Franco e o ilustrador José Carlos Lollo fazem uma grande viagem por diversos espaços, desde as galáxias do universo, os países, as casas, o quarto e até a janelinha na boca do menino Zé Luís, que nos levará ao nosso espaço interno.

Uma reflexão sobre o mundo de coisas que cabem em cada espaço. O livro foi editado pela V&R e sua faixa etária é a partir de 2 anos.

erenduana - 30 livros incríveis para começar a biblioteca de suas crianças
As cores do deserto e a poesia marcam esta narrativa. Foto: Divulgação

Enreduana

O primeiro registro de um poema foi feito por uma mulher, que viveu em 2.300 a.C na Mesopotâmia. O registro foi feito em placas de argila. Enreduana era filha do Rei Sargão e participava da política e amava a deusa Inana. Ela foi expulsa do reino pelo seu irmão, mas depois retornou.

Quase ninguém conhece esta história e o autor Roger Mello e a ilustradora Mariana Massarani a resgatam dando-lhe sensibilidade, poesia para a história desta grande mulher sem serem didáticos. O lançamento é pela editora Companhia das Letrinhas, faixa etária a partir dos 6 anos.

apesardetudo - 30 livros incríveis para começar a biblioteca de suas crianças

Apesar de tudo

Escrito e ilustrado pelo autor colombiano Dipacho, o livro fala do amor, das amizades e das lutas que valem a pena.

É preciso coragem, paciência, perseverança e resistência para vencer as dificuldades e lutar pelo que amamos e acreditamos. Pois, apesar de tudo, o mais importante é estar juntos. Editora Companhia das letrinhas, faixa etária é a partir de 2 anos.

manuemila - 30 livros incríveis para começar a biblioteca de suas crianças
Uma história cheia de ternura, imaginação e amizade. Foto: Divulgação

Manu e Mila

Onde está a alegria? É com esta pergunta que o autor e ilustrador André Neves inicia a aventura. Mila acredita que ela pode estar mais próxima do que pensamos, em nosso jardim, em um pingo d’água, numa semente.

Manu, ao contrário, crê que ela é muito difícil de atingir, deve estar boiando no oceano. Elas decidem procurá-la. Em pouco tempo, já estão brincando e dançando e, sem perceber, a alegria já tomou conta delas. Publicado pela Brinque-Book, o livro é indicado para crianças a partir de 3 anos.

nuncaacontece - 30 livros incríveis para começar a biblioteca de suas crianças
Foto: Divulgação

Nunca acontece nada na minha rua

Luis Rodolfo é um adolescente que sonha com uma vida extraordinária cheia de aventuras, mas para ele nada acontece na sua rua. O mau humor é tamanho que ele sequer percebe as coisas inusitadas ao seu redor.

Escrito e ilustrado por Ellen Raskin, a história nos faz refletir sobre a felicidade que muitas vezes está mais perto do que imaginamos. Publicado pela Editora Ameli, a classificação etária é a parir de 2 anos.

seufosseum - 30 livros incríveis para começar a biblioteca de suas crianças
A história retrata de maneira poética e surpreendente a imaginação e a idealização infantil sobre o mundo dos adultos. Foto: Divulgação

Se eu fosse um gigante

Escrito e ilustrado por Gurudi, o livro que convida a refletir sobre os conceitos de valor e o quanto podemos fazer ao nosso redor, independentemente de nossos tamanhos. Ser um gigante ou ter mais do que se tem não é exatamente uma promoção.

É isso o que descobre o menino ao se deparar com as formigas e se imaginar enorme. Se ele fosse grande de verdade, o que faria? Trocaria as nuvens de lugar, abraçaria as montanhas solitárias, salvaria os barcos perdidos na neblina. Mas talvez fosse bem chato ser o único gigante do mundo… Editado pela Editora Pulo do Gato e indicado para crianças a partir de 2 anos.

jorge - 30 livros incríveis para começar a biblioteca de suas crianças
Jorge tem uma generosidade gigante. Foto: Divulgação.

O gigante mais elegante da cidade

Jorge era um gigante muito desarrumado que decidiu ficar elegante. Comprou roupas novas e saiu pelas ruas a desfilar. O problema é que Jorge era o gigante com o maior coração da cidade.

Ao ver a girafa com frio, deu sua gravata. Ao perceber que faltava uma vela para o barco do bode, deu sua camisa. E, assim, peça por peça, ele foi se despindo, até não restar nada.

De qualquer forma ele estava satisfeito de ter ajudado os amigos, mesmo que tivesse de usar roupas velhas de novo. As crianças vão descobrir o valor de ser amável – e se divertirão ao repetir muitas vezes a canção cumulativa de Jorge. O livro é autoria de  de Julia Donaldson, ilustrações de Axel Scheffler, editado pela Brinque-Book.

vazio - 30 livros incríveis para começar a biblioteca de suas crianças
“Vazio” trata dos nossos dramas internos e como reagimos diante deles. Foto: Divulgação.

Vazio

Anna Llenas escreve e ilustra esta história que questiona o que é o vazio na vida das pessoas. Pode ser a perda de alguém querido ou a descoberta de insatisfações. O caso que é sempre temos um vazio na alma.

Alguns compensam na comida, nas redes sociais, outros assistindo tv. Nessa busca incessante pela felicidade, esquecemos de olhar para a beleza e a riqueza criativa que cada um carrega em seu interior. Descubra como essa sensação incômoda pode ser transformadora nesse livro de sensibilidade ímpar. Editado pela Salamandra e a faixa etária é a partir dos 4 anos.

OLAVO3P scaled - 30 livros incríveis para começar a biblioteca de suas crianças
O livro é capaz de mostrar que a cor é uma narrativa. Foto: Divulgação

Olavo

Alguém sabe qual é a cor da tristeza? Para o autor e ilustrador Odilon Moraes, no livro que conta a história de Olavo, ela é marrom. O menino triste, porém, um dia se depara com uma surpresa: um presente à sua porta.

Esse acontecimento é suficiente para tingir de azul de esperança e alegria a vida de Olavo, ainda que o marrom insista em permanecer quando o garoto não se acha merecedor daquela felicidade. Esta obra é para quem acredita que há esperança, ou que flores possam um dia ainda cobrir desertos. A edição é da Jujuba Editora.

lulurso - 30 livros incríveis para começar a biblioteca de suas crianças
A cada etapa da história, Lulu vai transformando a sua realidade. Foto: Divulgação

Lulu e o urso

Os premiados do Jabuti, Carolina Moreyra e Odilon Moraes, contam a história de uma menina que enche sua mãe de perguntas sobre a caixa de objetos que ela tem. A mãe responde sem dar muita atenção.

Satisfeita com as respostas, a menina dá para cada objeto um colorido diferente e agora tem com quem brincar. O livro é editado pela Pequena Zahar.

monstrocores - 30 livros incríveis para começar a biblioteca de suas crianças
Uma obra que ensina a nomear e a expressar os sentimentos. Foto: Divulgação.

O monstro das cores

Mais um livro da argentina Anna Llenas. A história traz a seguinte pergunta: quais as cores dos sentimentos? E quando eles vêm tudo junto e misturado, como fazer?

A autora sugere que cada cor-sensação tenha seu próprio pote: o amarelo da alegria contagiante do sol, o azul da tristeza doce dos dias chuvosos, o vermelho da raiva que queima como fogo… Assim, Anna vai ensinando a nomear e expressar cada sentimento. Publicado pela Editora Aletria e sua indicação é para crianças a partir de 2 anos.

paipirata - 30 livros incríveis para começar a biblioteca de suas crianças
Um estímulo a manter viva as cores da imaginação. Foto: Divulgação

Meu pai, o grande pirata

As cores da imaginação estimulam a criança. Nesta obra de Davide Cali com ilustrações de Maurizio Quarello, narrado em primeira pessoa por um menino, descobrimos que seu pai é um grande pirata que o visita uma vez ao ano.

Ele lhe conta histórias de tesouros e aventuras e o garoto cresce com as cores dessa fantasia. Um dia, chega a notícia de que seu pai sofreu um acidente e as páginas vão perdendo seu colorido. O pai está vivo, mas de certa forma morreu: não era pirata, e sim mineiro.

E assim morre também um menino, que perde sua inocência com a verdade. Mas, anos depois, ele descobrirá que, de certo modo que, às vezes, precisamos pintar a realidade com tintas vivas de fantasia. Editado pela Pequena Zahar, o livro é indicado para crianças a partir dos 4 anos.

chaopeixes - 30 livros incríveis para começar a biblioteca de suas crianças
A natureza retratada em forma de poesia. Foto: Divulgação

Chão de peixes

Escrito e ilustrado por Lúcia Hiratsuka, o livro busca na memória as cores e os elementos de sua infância para tingir este livro com o traço delicado do sumiê, técnica de aquarela japonesa.

Uma infância simples no interior paulista, com quintal, pé de fruta, galinhas, carpas, grilos, vaga-lumes, coelhos, retratada com muito sentimento nos versos inspirados em haicais. A beleza está ao nosso redor, nos elementos mais simples e na imaginação da criança, ensina essa obra. Editora Pequena Zahar, indicação etária: a partir de 4 anos.

avoamarela - 30 livros incríveis para começar a biblioteca de suas crianças
Indicado ao Prêmio Jabuti de 2019. Foto: Divulgação.

A avó amarela

A autora Júlia Medeiros e a ilustradora Elisa Carareto transportam os leitores para um Brasil do interior em que se encomenda o galo vivo na feira para virar o almoço de domingo, que se acorda antes de o sol sair, vai à missa. É juntar a família ao redor da mesa e do afeto em forma de comida.

Mais que isso, o livro nos transporta às nossas próprias lembranças, de uma infância muito diferente da dos nossos filhos. As crianças certamente vão ficar curiosas e querer saber das suas memórias depois dessa leitura! Editora Ozé, indicado para crianças a partir dos 5 anos.

casapassarinho - 30 livros incríveis para começar a biblioteca de suas crianças
Um livro que aguça a imaginação e a curiosidade. Foto: Divulgação.

Casa de Passarinho

A história de Ana Rosa Costa narra a curiosidade de duas crianças sobre a casa do joão-de-barro. As ilustrações de Odilon Moraes humanizam os passarinhos vestindo-os inclusive de terno e vestido, fazem desta uma publicação que brinca com fantasia e realidade.

Será que as aves seriam casadas? E o que comem à mesa? Jogam dominó em seu tempo livre? Toda criança que já se perguntou como era a vida desse passarinho da porta para dentro vai se sentir um pouco protagonista. O livro é da Editora Positivo e as crianças a partir de 2 anos vão se deliciar com a história.

sobrincadeira - 30 livros incríveis para começar a biblioteca de suas crianças
Um resgate das brincadeiras de criança que animam a família e também a sala de aula. Foto: Divulgação.

Só de brincadeira

O autor Leo Cunha faz um convite à criançada do século 21 apegada à tecnologia a descobrir a diversão em jogar amarelinha, pular carniça, brincar com bambolê, dominó e vaca amarela.

Com as ilustrações de Ana Cunha, a obra é um convite pra família brincar junto e se encantar com os 25 poemas ou 25 brincadeiras. É um lançamento da Editora Positivo, classificação etária a partir de 4 anos.

fabulosa - 30 livros incríveis para começar a biblioteca de suas crianças
O livro retrata um pouco a vida do autor que nasceu numa fazenda. Foto: Divulgação.

A fabulosa máquina de amigos

O autor e ilustrador australiano Nick Bland conta a história da galinha Pipoca, que era muito simpática e prestativa. A trama ganha uma roupagem muito atual e cheia de ironia quando Pipoca encontra uma tela brilhante que recebia mensagens.

Ela ficou deslumbrada com o celular, a máquina de amigos e começou a passar dias e noites teclando deixando seus amigos reais de lado. Certo dia ela quase foi atropelada por não tirar os olhos do aparelho. Até que um dia, ela descobre que o mundo virtual pode ser uma cilada. O lançamento é da Brinque-Book e é indicado para crianças a partir de 3 anos.

bemperto - 30 livros incríveis para começar a biblioteca de suas crianças
Um livro que fala do amor incondicional e sua leitura já enganou muito adulto. Foto: Divulgação

Aqui, bem perto

Um menino e seu urso vivem as maiores aventuras: brincam de monstro e pirata, fazem guerra de travesseiros, veem TV comendo pipoca. Estão sempre assim, bem próximos um do outro. Certo dia, o urso cresce, vai embora e fica apenas a saudade, implacável.

Sem perceber, outro urso vai surgindo no meio dessa história. Mas, agora, a protagonista é a irmã mais nova. E no final, o autor e ilustrador Alexandre Rampazo mostra que quem tem um urso na vida entenderá o quanto é boa essa companhia! O lançamento é da Editora Moderna para crianças a partir de 3 anos.

parabens 1 - 30 livros incríveis para começar a biblioteca de suas crianças
Um livro interativo cheio de rimas. Foto: Divulgação

Parabéns para você

Este é um livro sonoro para bebês e é muito melhor do que a pura reprodução de sons de animais! A cada dupla de páginas, basta encostar o dedo no sensor que está em uma nota musical e um instrumento diferente é tocado: a flauta da ursa, o violão do texugo, o violino da gata, o piano do alce. Cada um executa uma parte da música. Na última página, uma grande surpresa para encantar o seu bebê! Vale a pena conferir o texto e as ilustrações de Nicola Slater neste lançamento para bebês da Brinque-Book.

seeuabrir - 30 livros incríveis para começar a biblioteca de suas crianças
Uma reflexão sobre as escolhas, como encaramos as situações davida. Foto: Divulgação

Se eu abrir esta porta agora…

O autor e ilustrador Alexandre Rampazo convida o leitor neste livro sanfonado a escolher como quer encarar as situações: com medo ou com otimismo?

De um lado da sanfona, cada vez que a porta se abre, um ser terrível aparece. Drácula, lobo, bruxa, saci, King Kong, todos eles representam o medo de transpor o limite do armário.

Lá dentro, no fim, só vemos roupas e objetos pessoais, que fazem referência aos monstros citados. Do outro lado, cada vez que a porta se abre, um menino aparece em situações muito convidativas de brincadeira e diversão. Qual escolher?

A edição é do SESI-SP indicado para crianças a partir dos 3 anos.

bichos da noite - 30 livros incríveis para começar a biblioteca de suas crianças
Qual o bicho que te inquieta tanto? Foto: Divulgação.

Bichos da Noite

A noite é misteriosa. O que acontece quando as luzes se apagam? Para as crianças, tudo pode mudar: abrem-se abismos, cavernas, passagens secretas e saem os bichos perigosos e todos os seres imaginários agem na calada da noite.

E, quando o medo parece dominar esse cenário, o conforto de ter os pais por perto faz o coração desacelerar nesta que é a primeira obra infantil de Mariana Ianelli. O livro traz uma interessante leitura visual de Odilon Moraes, que brinca entre o real e a imaginação da criança. O livro foi lançado pela Editora Positivo e é recomendado para crianças a partir dos 4 anos.

Fonte: Revista Crescer

COMENTÁRIOS




Revista Ecos da Paz
Viver em harmonia é possível quando abrimos o coração e a mente para empatia e o amor.