Até o século 17 as crianças eram tidas como adultos em miniatura, não havia a ideia de um mundo infantil ou uma visão especial da criança, logo não se escrevia para este público, não existia uma literatura infantil.

A mudança aconteceu em meio a Idade Moderna, quando a noção de família deixou de ser calcada em relações de parentescos mais amplas para se tornarem um núcleo unicelular preocupado com a questão da privacidade.

A partir do século 18, as crianças passam a serem vistas como seres diferentes dos adultos e com necessidades e características próprias e recebem uma educação diferenciada.

Aqui no Brasil temos grandes expoentes deste gênero, mas ainda assim a literatura infantil é vista de maneira equivocada, a classificam como se fosse uma literatura menor, quando na verdade, ela é a ponte entre a imaginação infantil e o mundo da língua que falamos e escrevemos.

Lembrar dos livros que lemos quando crianças remete à memória afetiva de parentes lendo para nós, viajando conosco na história. Momentos únicos e marcantes que estimulam a imaginação das crianças e faz com que a criança que todo adulto tem nunca morra.

Agora, escolha seu cantinho favorito e se perca neste mundo incrível da literatura infantil:

 

reinacoes de narizinho monteiro lobato - 12 livros infantis para você se divertir com suas crianças

Reinações de Narizinho Volumes 1 e 2, de Monteiro Lobato – Editora Lafonte, 2019

Monteiro Lobato é um dos autores clássicos da nossa literatura infantil. Reinações tem dois volumes pertencentes à sua obra do “Sítio do Pica-pau Amarelo”, que rendeu não só os livros como série de tv, quadrinhos. Esta história escrita em 1920 narra as aventuras que acontecem no Sítio do Picapau Amarelo e apresenta Emília, Tia Nastácia, Dona Benta e sua neta Lúcia, que é mais conhecida como Narizinho, que transporta o leitor a viagens pelo mundo da fantasia.

 

bolsa Amarela - 12 livros infantis para você se divertir com suas crianças

A Bolsa Amarela , de Lygia Bojunga – Editora Agir, 1976

Acompanhe a história de Raquel, uma menina que tem 3 grandes vontades: crescer, ser menino e escrever. Sem saber o que fazer com essas vontades que não param de crescer. Sem encontrar apoio na família, que está atolada demais para dar atenção às vontades da única criança da casa, Raquel as enfia numa bolsa amarela velha que ganha de uma tia. Mas as vontades não param de crescer, e a bolsa vai ficando sem espaço para aquelas coisas enormes que moram dentro dela. Como será que Raquel vai resolver esta situação?

 

bisabia - 12 livros infantis para você se divertir com suas crianças

Bisa Bia, Bisa Bel, de Ana Maria Machado – Editora Salamandra, 2007

Neste livro infanto-juvenil, a autora conta a história da relação de  uma menina chamada Isabel com sua avó Bia, que conheceu em um retrato quando era pequena. Em uma entrevista, Ana Maria contou que escreveu este livro porque sentia muita saudades das suas avós e queria falar desta relação com seus filhos.

 

A Arca de Noe Vinicius de Moraes 112477 - 12 livros infantis para você se divertir com suas crianças

A Arca de Noé, de Vinícius de Moraes – Cia daas Letrinhas, 2004

É um livro de poemas que teve grande repercussão graças ao disco. Eles foram feitos para seus filhos Suzana e Pedro de Moraes. Por muitos anos, eles ficaram guardados. Só em 1970, o conjunto de poemas infantis ganha o mundo e o lançamento ocorreu na Itália.
A Arca de Noé tornou-se um dos livros mais populares de Vinicius de Moraes por ter gerado uma grande empatia  nas crianças.

 

chapeuzamarelo - 12 livros infantis para você se divertir com suas crianças

Chapeuzinho Amarelo, de Chico Buarque – Editora Autêntica , 2017

Traz a história de uma menina amarela de medo — que transforma a fantasia dos contos em sua própria realidade, chegando ao ponto de não brincar, não se divertir, não comer, nem mesmo dormir. Enfrentando o desconhecido “O Lobo”, ela supera medos, inseguranças e descobre a alegria de viver.

 

xisto - 12 livros infantis para você se divertir com suas crianças

Xisto no Espaço, de Lúcia Machado de Almeida – Editora Ática, 2007

Xisto é um rapaz de dezessete anos que adora pastéis de queijo e já salvou a Terra do Homem Planta, do Senhor do Tempo e do ‘Que vê sem ser visto’. Mas, dessa vez, sua missão será interplanetária, onde irá atrás do Rutus, o que não tem sangue, para que possa salvar o planeta mais uma vez. Novamente contando com seus conhecimentos, muita coragem e sangue frio.

 

51Bedmzz7QL. SR600,315 SCLZZZZZZZ - 12 livros infantis para você se divertir com suas crianças

Marcelo, Marmelo e Martelo. de Ruth Rocha – Editora Salamandra, 1999

Este livro mostra situações reais do cotidiano de um jeito simples. Os personagens dos três contos que compõem este livro são crianças que vivem na cidade. Elas resolvem seus impasses com muita esperteza e vivacidade; Marcelo cria palavras novas, Teresinha e Gabriela descobrem a identidade na diferença e Carlos Alberto compreende a importância da amizade.

 

bruxinha - 12 livros infantis para você se divertir com suas crianças

A Bruxinha Atrapalhada, de Eva Furnari – Editora Global, 2003

Este livro apresenta uma das personagens mais cativantes da literatura infantil, a Bruxinha e já recebeu diversos prêmios e participa de programas de bibliotecas públicas em vários países. Dez historinhas formam o livro e em algumas a bruxinha alcança um final feliz, em outras, não é tão feliz em suas mágicas. O livro só tem imagens e a autora cria uma bruxinha realmente atrapalhada, que pode realizar seus desejos com a ajuda de uma varinha mágica, sofrendo as mais inusitadas e engraçadas conseqüências.  As imagens permitem ao leitor criar seus próprios diálogos, imaginando a história à sua maneira. Uma excelente pedida para crianças em estágio de alfabetização.

 

feiurinha - 12 livros infantis para você se divertir com suas crianças

O Fantástico Mistério de Feiurinha, de Pedro Bandeira – Ed. Moderna, 1986

O livro trata do desaparecimento de uma suposta princesa, chamada Feiurinha, e promove um reencontro entre as principais princesas dos contos de fadas como Cinderela, Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho, etc… Todas, com exceção de Chapeuzinho vermelho, se encontram grávidas e prestes a completar 25 anos de casadas com seus respectivos príncipes. Há também espaço para a rivalidade entre princesas, que demonstram se preocupar mais com suas próprias histórias em determinados momentos. Porém, as diferenças se acabam quando todas têm o objetivo comum de resgatar a Princesa Feiurinha.

 

meninomaluquinhojpg - 12 livros infantis para você se divertir com suas crianças

O Menino Maluquinho, de Ziraldo – Editora Melhoramentos, 1998

Esta é uma série de histórias em quadrinhos brasileira criada pelo desenhista e cartunista Ziraldo. A revista foi baseada no livro infantil de mesmo nome publicado em 1980 que se tornou um fenômeno durante os anos de 1990 e 2000. Traz a história de um menino  que aprontava muita confusão. Ele era a alegria da casa, liderava a garotada, era sabido e um amigão. Fazia versinhos, canções, inventava brincadeiras. Tirava dez em todas as matérias, mas era zero em comportamento. Menino maluquinho, diziam. Mas na verdade ele era apenas um menino feliz.

 

Ou Isto ou Aquilo - 12 livros infantis para você se divertir com suas crianças

Ou Isto ou Aquilo – Cecília Meireles

A poetisa Cecília Meireles nos faz passear pelos versos que brincam com a linguagem, a sonoridade, ritmo, a linguagem, tudo sempre de maneira leve e fluida, que divertem tanto as crianças quanto os adultos. E, de lá, traz a nós o mundo infantil de maneira muito sensível, imaginativa e, por vezes, imprevisível.

 

menino magico - 12 livros infantis para você se divertir com suas crianças

O Menino Mágico, de Raquel de Queiroz – Editora Caramelo, 2004

Conhecida autora regionalista, Raquel de Queiroz já foi premiada pela Unesco por esta obra por ser considerada um dos dez melhores livros brasileiros no Gênero. Ela nos conta a história de Daniel, um menino que tinha poderes mágicos e era capaz de viajar e viver as mais diversas aventuras durante os seus sonhos, até que um dia, com João, seu primo e melhor amigo, eles resolvem ir a um programa de TV e ganhar um prêmio… só não imaginavam a confusão que se criaria a partir disso…

Fonte: Nota Terapia

Foto: Pixabay

 

RECOMENDAMOS


COMENTÁRIOS




Revista Ecos da Paz
Viver em harmonia é possível quando abrimos o coração e a mente para empatia e o amor.