De acordo com psicólogos, terapeutas e psiquiatras, a ansiedade por si só não é uma emoção ruim. O problema é quando nos deixamos ser dominados por ela.

Segundo a OMS, 33% da população mundial sofre de ansiedade e o Brasil está na liderança. Este transtorno mental juntamente com a depressão são os principais responsáveis pelo afastamento do trabalho.

Vivemos numa constante competição, que gera em nós uma grande frustração e também faz com que escondamos as nossas emoções, afinal, revelar vulnerabilidade não condiz com o estereótipo de pessoa bem sucedida.

Como em todas as doenças, o melhor remédio é a prevenção e para isso temos que entender como a ansiedade funciona e nos afeta.

Como dizia o escritor Gustave Flaubert: ” Os bons livros nos ajudam a viver melhor.”

A seguir, uma lista de livros que vai colaborar na discussão sobre saúde mental.

 

vencendo ansiedadejpg 717x1024 - 10 livros que ensinam como lidar melhor com a ansiedade

Vencendo a ansiedade e a preocupação – Com a terapia cognitivo-comportamental

Os médicos pesquisadores David A. Clark e Aaron T. Beck conduzem o leitor no enfrentamento e compreensão dos gatilhos que despertam nele a ansiedade, para evitar que os pensamentos angustiantes voltem a gerar uma crise. Edição Artmed.

 

livre ansiedade - 10 livros que ensinam como lidar melhor com a ansiedade

Livre de ansiedade

É uma obra onde o leitor encontrará maneiras de tornar sua vida menos estressante, a partir de métodos para serem utilizados no dia a dia.

O autor Robert L. Leahy é um dos mais respeitados terapeutas cognitivos do mundo com mais de 20 anos pesquisando o assunto e ajudando as pessoas a superarem a ansiedade. Ele também é diretor do American Institute of Cognitive Therapies ( Instituto Americano de Terapias Cognitivas) .

 

mentes ansiosas - 10 livros que ensinam como lidar melhor com a ansiedade

Mentes ansiosas – o medo e a ansiedade nossos de cada dia

Através de uma linguagem objetiva e acessível, a psiquiatra Ana Beatriz Barbosa Silva analisa as causas, desdobramentos e possíveis formas de lidar com a ansiedade. Ela aborda as diferentes manifestações do transtorno.

Medo, estresse e ansiedade, segundo ela, são fatores comuns e até necessários para uma vida mentalmente saudável. O problema, contudo, começa quando eles se agravam. Edição: Principium.

 

mindfullness - 10 livros que ensinam como lidar melhor com a ansiedade

Manual prático de mindfullness – um programa de oito semanas para libertar você da depressão, da ansiedade e do estresse emocional

Este livro traz uma forma para tratar a ansiedade em que a própria pessoa programa seu cérebro para conseguir “domar a mente” ou no termo próprio do livro: mindfulness.

Esse método consiste no leitor se programar mentalmente, com um passo a passo e leitura simples, para vencer a ansiedade. Vale comentar que os autores estão entre os melhores da psicologia clínica. Edição: Pensamento.

 

cerebro ansioso - 10 livros que ensinam como lidar melhor com a ansiedade

O cérebro ansioso – aprenda a reconhecer, prevenir e tratar o maior transtorno moderno

Escrito pelo neurologista Leandro Teles, este livro conduzirá o leitor num passeio pela mente humana. Ele poderá entender o que se passa na cabeça de uma pessoa com ansiedade, e se o (a) leitor(a) é a própria pessoa com transtorno, terá um conhecimento melhor sobre si mesmo(a) e saber quais podem ser os motivos, sintomas e tratamentos para o problema enfrentado. Editora: Alaúde.

 

poder agora - 10 livros que ensinam como lidar melhor com a ansiedade

O poder do agora – um guia para iluminação espiritual

Eckhart Tolle é autor de best-sellers sobre espiritualidade, sua obra já ajudou milhares de pessoas a se conectarem com o presente e a superarem os conflitos pessoais por meio das experiências e ensinamentos que são compartilhados.

Em um formato de entrevista, o livro traz diversos insights e questionamento convida o leitor a se aprofundar em filosofias de todos os tipos, desde as orientais, como o zen budismo e a medicina tradicional chinesa, até reflexões mais modernas – todas com um objetivo: trazer a clareza e o desenvolvimento pessoal. Editado pela Sextante.

 

coragem - 10 livros que ensinam como lidar melhor com a ansiedade

A coragem de ser imperfeito – como aceitar a própria vulnerabilidade, vencer a vergonha e ousar ser quem você é

A autora Brené Brown provoca o leitor ao tocar naqueles assuntos que costumam ser evitados por causarem desconforto, como vulnerabilidade, medo e imperfeição, podendo te ajudar a mudar a maneira como se vive e a forma como você se relaciona ao longo da trajetória. Editado pela Sextante.

 

ascoisasquevc - 10 livros que ensinam como lidar melhor com a ansiedade

As coisas que você vê quando desacelera

Escrito pelo mestre zen-budista sul-coreano Haemin Sunim, tem como objetivo tranquilizar os pensamentos e cultivar a calma e a autocompaixão.

Ilustrado com extrema delicadeza, ele pode te ajudar a entender nossos relacionamentos, nosso trabalho, nossas aspirações e nossa espiritualidade sob um novo prisma. Editora: Sextante

 

ansiedade - 10 livros que ensinam como lidar melhor com a ansiedade

A ansiedade

Enrique Rojas é um dos expoentes mais destacados no campo da psiquiatria, depressão e ansiedade. Sua obra transmite as ideias, conceitos e estratégias com clareza e objetividade para sermos agentes ativos em nosso próprio gerenciamento da ansiedade.

Segundo a crítica, o livro é um trabalho que facilita a mudança na adoção de hábitos mais saudáveis ​​e fortalecimento das nossas emoções. Editora: Mandarim

 

tenhamedo 1 - 10 livros que ensinam como lidar melhor com a ansiedade

Tenha medo … e siga em frente

A psicóloga e especialista no campo da autoajuda Susan Jeffers nos oferece um livro que pode ser resumido em uma palavra: prático.  Sem capítulos complicados, os leitores não ficam entediados. A obra cumpre o seu objetivo: nos ajuda a administrar a ansiedade.

Foto de Engin Akyurt no Pexels

Fonte: Papo de Homem, A Mente Maravilhosa 

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




Revista Ecos da Paz
Viver em harmonia é possível quando abrimos o coração e a mente para empatia e o amor.